Ativando e desativando serviços no Ubuntu

Este post tem a finalidade de explicar uma dificuldade que tive com o serviço de DHCP no linux, mas exatamente no Ubuntu 11.04. O serviço foi instalado só que não iniciava corretamente. Para resolver precisei alterar a prioridade e inicialização dele junto ao sistema.

Por padrão qualquer serviço instalado no Debian(Ubuntu é derivado do Debian) é ativado automaticamente para inicialização nos modos 2 à 5. Para que o serviço não carregue no boot, precisamos utilizar o comando update-rc.d cuja sintaxe é: "update-rc.d -f [servico] comando".
update-rc.d -f isc-isc-dhcp-server remove
O parâmetro "-f" significa "force" e força a remoção do link simbólico, mesmo existindo seu alvo correspondente em /etc/init.d.

Para reativar o carregamento do serviço durante o boot, basta digitar:
update-rc.d isc-dhcp-server defaults
Simples, Correto? Vamos complicar então.

Imagine que você agora quer reativar o serviço, mas quer definir exatamente o momento em que ele vai ser carregado.

Isto é definido pelo número inteiro de dois dígitos, no nome do link simbólico nos diretórios "/etc/rcX.d/". Este número define a prioridade, ordem de carregamento dos serviços.

Assim, o nosso DHCP-Server deverá ser carregado na posição 70 para executar o comando é preciso digitar:
update-rc.d isc-dhcp-server defaults 70
Isto criará o arquivo "S70" em todos os /etc/rcX.d, sendo X entre 2 e 5 (inclusive).

É possível também se definir uma prioridade diferente para a ativação e desativação do serviço. Imagine que nosso serviço deverá ser ativado na posição 70, mas desativado na posição 80 (para desativação, é considerada a ordem inversa, ou seja, são desativados os itens dos números maiores para os menores). Assim, definimos:
update-rc.d isc-dhcp-server defaults 70 80

0 comentários: