Instalando Windows XP Através de um pendrive

Bem, tive que instalar o Windows XP em um netbook de um amigo e não tinha em mãos nenhum leitor/gravador de CD/DVD e/ou HD externos, logo tive que fazer a instalação utilizando a opção de boot em um pendrive preparado pra instalar o Windows XP.

Depois de instalado precisei usar o pendrive e apaguei os arquivos do Windows dele e usei normalmente, porém agora precisei instalar novamente usando um pendrive e logo fui preparar ele para fazer a instalação mas não consegui! Pesquisando descobri que o procedimento deste tutorial só pode ser realizado utilizando um sistema 32Bits e eu estava tentando fazê-lo em uma plataforma 64Bits, então faça o procedimento abaixo utilizando um sistema X86.

(Já estou testando outra ferramenta que provavelmente funcionará em qualquer sistema Windows, seja ele X86 ou X64, assim que conseguir fazer os testes coloco o tutorial aqui).

Tutorial, preparando um pendrive para instalação do Windows XP:
Você precisará de:

* Um pendrive com no mínimo 2GB
* Uma CD ou uma .iso emulada do Windows XP
* Os programas deste link: http://www.megaupload.com/?d=97480VJG


1° - Certifique-se de que seu pendrive esteja inserido numa porta USB;
2° – Dentro do diretório USB_PREP8, dê um duplo click no arquivo executável “usb_prep8.cmd”, abrirá a seguinte janela (Não feche esta janela!):

image


3° – Pressione “Enter” e aparecerá a seguinte janela abaixo, certifique-se de que as configurações estejam iguais às da imagem abaixo:

image


4° - Clique em “Start” para iniciar a formatação do pendrive (todos os dados serão apagados). Quando a formatação completar, NÃO feche esta janela.


5° - Abra uma janela do prompt de comando e dentro do vá para o diretório onde você salvou o arquivo “bootsect.exe”. No meu caso estava na pasta USB_WIndows no meu Desktop, então os comandos seriam: “cd desktop”, depois “cd USB_WIndows” e por fim “cd bootsect”. Feito o procedimento e estando dentro da pasta “bootsect” onde se encontra o arquivo bootsect.exe, digite o seguinte comando “bootsect.exe /nt52 X:” (Onde X: é a letra do drive do seu pendrive). Se tudo estiver correto você receberá a seguinte mensagem: “Bootcode was sucessfully updated on all targeted volumes.”


6° – Não feche a janela USB_PREP8 (passo 2), mas pode fechar este prompt de comando que usamos no passo acima e a janela do PeToUSB do passo 3, você verá a janela mostrada abaixo:

image


7° - Agora você precisa entrar com as informações corretas nos números 1 e 3.


* Digite 1 e pressione “Enter”. Um gerenciador de diretórios irá abrir para vc localizar os seus arquivos do Windows XP setup (geralmente o seu drive de cd-rom).


* Digite 3 e pressione “Enter”. Entre com a letra de sua porta USB onde você “espetou” o pendrive.


* Digite 4 para iniciar o processo de cópia.


8° - O script irá perguntar se você quer formatar o drive "T:". Este drive temporário é criado para instalação do programa em cache. Pressione “S” e “Enter”.


9° - Terminada a formatação novamente pressione “Enter” para continuar, você verá o programa copiando os arquivos para o drive temporário criado. Terminado a cópia, novamente pressione “Enter” para continuar.


10° - Você receberá uma mensagem perguntando se você deseja copiar os arquivos para o pendrive: Yes/No, clique em "Yes". Terminando a cópia dos arquivos, uma janela perguntará se você quer que o boot drive U: seja o drive de boot preferencial. Selecione Yes nesta janela.
Agora selecione Yes para desmontar (Unmount) o drive virtual e por fim pode fechar todas as janelas.
Agora é só você definir a ordem do boot colocando a opção USB em primeiro lugar, feito isto e o boot encontrar o pendrive escolha a segunda opção que aparecer e é só instalar o Windows XP normalmente.
Qualquer dúvida deixe um comentário com o problema, o passo que não conseguiu realizar e o sistema que está usando.

0 comentários: