Grub Customizer

Tenho uma grande mania: Customizar todas, ou grande parte, das minhas coisas, e meu PC/Netbook não escapam disso, por exemplo meu Netbook possui vários adesivos, e tanto ele quanto meu PC têm telas de logo personalizadas e tal…

Iniciando o PC esta semana percebi que o Grub (Gerenciador de boot do Linux) poderia ter opções de customização, aqueles nomes que aparecem por default são muito feios. Pensando nisto resolvi procurar e encontrei o Grub Customizer, uma ferramenta que permite alterar o nome das entradas de boot já existentes, adicionar ou remover entradas novas, e a melhor parte (na minha opinião): Adicionar uma imagem de fundo!

Para isso apenas instale o Grub Customizer (está com esse nome mesmo na Central de Programas do Ubuntu). Após instalado, abra o Grub Customizer.
Agora precisaremos de cuidado para não remover entradas importantes do boot, eu removi as seguintes entradas:

► Modo de Recuperação;
► As duas “Memory Test”;
► E a “Recovery” do Windows 7 que tenho instalado aqui;

Com isso meu Grub terá as opções de boot do Ubuntu e do Windows, as quais pode-se renomear apenas clicando em cima delas e escrevendo o que quiser.
Após alterar o que quiser nas entradas de boot você pode clicar no botão “Preferências” e na aba “Aparência” da nova janela que abrir, alterar a cor do texto da opção de entrada de boot e colocar uma imagem de fundo. No meu caso eu coloquei a fonte normal na cor Branca, a cor quando a opção está selecionada em Vermelho e a cor de fundo de ambas Transparente (Se escolher uma cor de fundo o texto ficará com uma tarja da cor selecionada, atrás dele).

Após alterar as opções de fonte, escolha uma imagem para o fundo, mas atenção: A imagem deve estar no formato .PNG, do contrário ela não aparecerá. A imagem que usei é esta abaixo:

Optimus Prime Grub


Atente para a resolução e formato da sua tela antes de escolher a imagem de fundo, para não ficar distorcida ou desproporcional.

Feito isto feche a janela de preferências e clique no botão “Salvar” da tela principal do programa, aguarde ele aplicar as modificações e pronto, sua tela do Grub está personalizada.