Grub Customizer

Tenho uma grande mania: Customizar todas, ou grande parte, das minhas coisas, e meu PC/Netbook não escapam disso, por exemplo meu Netbook possui vários adesivos, e tanto ele quanto meu PC têm telas de logo personalizadas e tal…

Iniciando o PC esta semana percebi que o Grub (Gerenciador de boot do Linux) poderia ter opções de customização, aqueles nomes que aparecem por default são muito feios. Pensando nisto resolvi procurar e encontrei o Grub Customizer, uma ferramenta que permite alterar o nome das entradas de boot já existentes, adicionar ou remover entradas novas, e a melhor parte (na minha opinião): Adicionar uma imagem de fundo!

Para isso apenas instale o Grub Customizer (está com esse nome mesmo na Central de Programas do Ubuntu). Após instalado, abra o Grub Customizer.
Agora precisaremos de cuidado para não remover entradas importantes do boot, eu removi as seguintes entradas:

► Modo de Recuperação;
► As duas “Memory Test”;
► E a “Recovery” do Windows 7 que tenho instalado aqui;

Com isso meu Grub terá as opções de boot do Ubuntu e do Windows, as quais pode-se renomear apenas clicando em cima delas e escrevendo o que quiser.
Após alterar o que quiser nas entradas de boot você pode clicar no botão “Preferências” e na aba “Aparência” da nova janela que abrir, alterar a cor do texto da opção de entrada de boot e colocar uma imagem de fundo. No meu caso eu coloquei a fonte normal na cor Branca, a cor quando a opção está selecionada em Vermelho e a cor de fundo de ambas Transparente (Se escolher uma cor de fundo o texto ficará com uma tarja da cor selecionada, atrás dele).

Após alterar as opções de fonte, escolha uma imagem para o fundo, mas atenção: A imagem deve estar no formato .PNG, do contrário ela não aparecerá. A imagem que usei é esta abaixo:

Optimus Prime Grub


Atente para a resolução e formato da sua tela antes de escolher a imagem de fundo, para não ficar distorcida ou desproporcional.

Feito isto feche a janela de preferências e clique no botão “Salvar” da tela principal do programa, aguarde ele aplicar as modificações e pronto, sua tela do Grub está personalizada.

5 comentários:

  1. Primeira semana que voce usou Ubuntu postou uma coisa que não conseguia fazer a meses. Tudo bem que você usou um software e eu tentava fazer por linha de comando. mais ta valendo....

    ResponderExcluir
  2. Deu foi pau na minha grub... TELA PRETA, estou presa na grub..
    SOCOROOOOOO!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, se deu algum problema no Grub você pode restaurá-lo utilizando nosso tutorial de Recuperação do Grub. Segue o link: http://mpdocs.blogspot.com.br/2011/11/recuperando-o-grub.html.

    ResponderExcluir
  4. GrubCustomizer apresentando erro ao editar o grub? dificil hein! ultima vez que instalei foi no dia 27, logo apos baixar o Ubuntu 12.04. [anonimo], Conta mais, o que exatamente voce fez para acontecer isso?

    ResponderExcluir
  5. Se seguiu os passos do tutorial deveria ter funcionado corretamente. Não removeu nenhuma das entradas importantes que mencionei no tutorial?

    ResponderExcluir