Pendrive no virtual box com Ubuntu

Esse Ubuntu, sempre revolucionando algumas vezes para melhor e algumas para pior, na versão 12.04 a barra lateral não oculta automaticamente quando a janela está próxima, nem mesmo se maximizar a janela. Foi preciso instalar um pacote extra para isso acontecer.

Vamos ao que interessa, se você veio até esse post certamente teve problemas ao conectar algum dispositivo usb no virtualbox.

Nas versões anteriores era possível resolver essa questão indo até o gnome-system-tools, aquele gerenciador de usuários, alterar o grupo do seu usuário marcando um checkbox. Por trás dos panos a interface apenas adicionava o seu usuário ao grupo "vboxusers". Então, já que não temos mais o direito de clicar para que o software faça isso, vamos fazer via terminal !!!

Abra o terminal e digite,
sudo vi /etc/group
Procure a linha: vboxusers:x:125: altere para: vboxusers:x:125:SEU_USUARIO


Antes
Depois
Pronto! feito isso faça logoff/login, para os acostumados com Windows, ta valendo até reiniciar, rsrs.

11 comentários:

  1. =) Fico feliz em ter ajudado. O intuito do blog é relatar dificuldades que temos no dia a dia. Infelizmente não temos tempo de postar todas.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Amigo funfo de Bo :-D

    ResponderExcluir
  3. Vlw demais, funcionou de boa mesmo, obrigado pela dica ;d

    ResponderExcluir
  4. =) Fico feliz em ter ajudado. O intuito do blog é relatar dificuldades que temos no dia a dia. Infelizmente não temos tempo de postar todas.

    ResponderExcluir
  5. Veja o meu problema: tenho várias máquinas com windows 7 e gostaria de usar Ubuntu SIMULTANEAMENTE com o Win7 fazendo uso da Virtual Box, que está instalada em todos os Win7. Como fazer isso para persistir arquivos no Ubuntu (pendrive) e rodar numa velocidade aceitável?

    ResponderExcluir
  6. Entendo que você está na mão contraria ao tutorial acima, porque o sistema operacional padrão é o Windows 7 e não o Ubuntu 12.04.

    Independente disso deixo duas dicas para você:

    1- Senão estou enganado, o virtual box possui uma configuração que permite você dizer que a USB da maquina virtual será 2.0. Esta opção está disponível nas propriedades da maquina virtual.

    2- Caso a opção 1 já esteja configurada, pesquise como o Virtual Box lida com USB no windows. Talvez exista algum driver ou algo a ser instalado para melhorar a velocidade.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Valeu pela ajuda! Só fiquei com uma dúvida:
    Pra salvar essa modificação basta dar esc? Qnd fecho o terminal aparece a mensagem de que há um processo em andamento.
    Estou realmente começando agora com o Ubuntu, daí o nível da pergunta. rsrs
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Depois de entrar no VI para editar um arquivo, pressione a sequencia a tecla esc:wq para sair do editor.

    A sequencia é complicada de explicar por texto, mais é exatamente como descrita acima, primeiro tecla ESC em seguida insira "dois pontos" e por fim WQ. O W é para salvar e o Q para sair.

    Se a explicação acima ficou confusa, troque o comando VI por GEDIT e execute o mesmo procedimento. O gedit é muito intuitivo =)

    ResponderExcluir
  9. parece idiota mas eu nao to conseguindo mudar o meu....tem como ajudar?

    ResponderExcluir
  10. Fala mais... Onde esta tendo problema? Arrisco dizer que pode ser permissão de escrita no arquivo.

    ResponderExcluir