Cloudflare

Esses dias estava lendo sobre um incidente de segurança que ocorreu com a cloudflare e o que mais me chamou atenção foi a enorme quantidade de serviços afetados pela vulnerabilidade. Quando me aprofundei na leitura soube que o pessoal da lulz sec usou o serviço em 2011, inclusive esse foi o motivo que desencadeou os primeiros ataques a cloudflare, enfim. O que desencadeou esse post é que no meio da leitura do incidente, acredite se quiser, mas eu me interessei pelo serviço oferecido pela cloudflare! 

Vulnerabilidade todo mundo tem, o meu uso está fora do escopo do incidente, então porque não? Usar o serviço quer dizer que eu estou vulnerável? Resposta: Depende! O caso do blog pviana.com.br é diferente dos demais afetados, gostaria de aproveitar o momento e explicar que só é possível usar o serviço da cloudflare em um blogspot porque eu tenho registrado o nome pviana.com.br, caso contrario eu não teria acesso as configurações de DNS.

Ideia desse post é explicar como o serviço funciona e quero também mostrar métricas, isso tudo sem entrar aprofundar em assuntos muito técnicos. Aos mais atenciosos, já repararam que eu estou a um ano sem escrever nada por aqui, então acreditem estou enferrujado.

O que é o Cloudflare?
Um serviço de CDN (content delivery network), em outras palavras uma rede de entrega de conteúdo onde o acesso de cada visitante é, em teoria, redirecionado para um servidor geograficamente mais perto, até porque a chance desse servidor conseguir prover uma melhor experiencia é bem alta. Por falar nisso, existe uma lista de onde a cloudflare está presente bem aqui

Quanto custa?
Depende! pode custar R$ 0,00 reais se você não se importar com algumas coisas, veja aqui a lista completa com os planos oferecidos. Maiores vantagens dos planos pagos são segurança, SLA e suporte. Toda parte de analytics pode ser usada no plano free, porem os dados são do ultimo dia apenas. No plano pago, é possível filtrar por um espaço de tempo menor, algo como 6h por exemplo.

Antes e Depois:
Infelizmente não tenho dados do pviana antes da configuração, mas consegui realizar os testes de comparação em um outro blog. A comparação vai ser feita através do https://tools.pingdom.com e também do https://www.neustar.biz/resources/tools/free-website-performance-test

Como pode ser visto nas imagens houve uma melhora significativa no tempo de carregamento na maioria das vezes.

Teste realizado ANTES da configuração do Cloudflare
Teste realizado APÓS a configuração do Cloudflare

Neustar simula acesso de varias localidades ao mesmo tempo.
Repare que nem tudo deu tão certo assim, olhe o tempo em Dublin.


Sentiu falta do tempo de carregamento da pagina no Brasil? Então, esse teste eu deixo para você! acesse http://www.fadasliterarias.com.br e confira, particularmente estou muito satisfeito.


Update:

Deixo aqui uma das telas do dashboard do Cloudflare, indicando a economia de dados, umas das features prometida pelo serviço. O pviana é um blog pequeno, então os números são modestos. ;)

 

0 comentários: