Convertendo ebook epub para mobi


Quando resolvi gastar um tempo anotando as coisas em um blog foi pensando que eu precisava ter os tutoriais e checklists que usava com mais frequencia sempre por perto. Dropbox resolve isso correto? Mas e cade a graça de poder compartilhar os documentos? Então resolvi escrever em um blog, sem qualquer compromisso de escrever X coisas por mês ou propagandas ou ainda só falar disso porque aquilo eu não gosto. Enfim.... O que tudo isso tem haver com ebook? vamos parar com blablabla e entrar no assunto.

Nesse final de semana precisei converter ebook formato acsm/epub para mobi, aquele formato do amazon kindle. Não é algo de outro mundo executar os procedimentos de conversão, mas como não tenho um kindle, fiz atendendo um pedido. Certamente não vou lembrar do assunto daqui algum tempo.

Antes de qualquer coisa peço que leiam sobre DRM e entendam que não vamos burlar isso. Muito pelo contrario para que a conversão ocorra será necessário preencher o id do seu kindle no plugin do software utilizado para conversão.

O que motivou a pesquisa sobre conversão foi que ganhamos um livro em um formato epub que não é lido naturalmente pelo kindle primeiro modelo, aquele com botões. De repente, não sei dizer, o modelo paperwhite consiga ler naturalmente, sem a necessidade desses procedimentos.

Tenha em mãos:
  1. Software calibre, pode ser adquirido através do link: http://calibre-ebook.com/download
  2. Pack de plugins do calibre, link: http://epubee.com/download/tools_v5.0.zip
  3. Software Adobe Digital Editions 4.0(talvez existam outras versões, a que utilizei foi esta)

Apos instalar o adobe digital editions repare que agora o formato do ebook já conhecido pelo sistema operacional, abra e com botão direito localize a pasta onde o arquivo .epub está. No meu caso utilizo um mac, isso não quer dizer que não funcione no windows.

Adobe Digital Editons, selecionando arquivo epub


Agora com o arquivo epub em mãos, abra o calibre e vá em preferencias, depois menu plugins. Repare que é possível adicionar plugins nesta tela. Adicione todos os plugins do pacote listado aqui no post. zip mesmo, não precisa extrair para adicionar.

Tela de plugins do calibre. Adicione um a partir de um arquivo.

Adicionou todos? precisamos ajustar uma configuração em um deles. Lembra que no inicio avisei que era necessário informar o serial number do kindle. Conforme a imagem abaixo, selecione o plugin e utilizando a opção customize plugins informe o serial do kindle.

Informe o serial do kindle neste plugin, do contrario a conversão não vai ocorrer.

Considero o tutorial 90% concluido, porque os outros três passos são: selecionar o ebook, converter e jogar para o kindle. Tudo isso vamos fazer na primeira tela do calibre, utilize o botão da interface para adicionar o ebook que pretende converter. Depois com botão direito selecione converter.

Selecione o ebook e clique em converter
Passo seguinte é escolher o formato de saida do ebook. Escolhi mobi porque é o que o kindle, primeiro modelo aceita. Recentemente tive um feedback que ebooks com muitos graficos não são bem convertidos. Não foi o nosso caso, o livro convertido é simples, possui apenas textos.

Selecione o formato de saida, utilizei mobi porque o kindle aceita esse.


O passo seguinte que é enviar para o kindle, pode ser executado com menu do botão direito, repare que existe uma opção send to device. Não estou com um kindle aqui comigo agora, então vou ficar devendo esse ultimo print. Afinal o menu não vai estar habilitado sem o device conectado ao computador. Mas foi exatamente isso, utilizei o menu que indiquei acima para gravar no kindle.

0 comentários: