Lab com video, RTSP e Kubernetes

Algum tempo atrás comprei câmeras de segurança wifi da linha mibo da intelbras, escolhi esse modelo pela robustez do produto e praticidade de configuração. A primeira câmera foi uma IC3, posteriormente comprei algumas IC5. Havia lido no forum da intelbras que não era possível ligar essas câmeras em DVR/NVR.

Eu queria ter um histórico das imagens, não era mais suficiente ter apenas o vídeo ao vivo. Tive um problema que desencadeou em uma pesquisa e hoje é o principal motivo pelo qual escrevo esse post. Comprei cartões de memória ruins para as câmeras! 

Seria necessário comprar cartões melhores. Foi então que comecei a pesquisar se não seria possível capturar as imagens das câmeras via RTSP. Fiz um shell script simples, usei FFMPEG e obtive o histórico de imagens esperado. Agora os problemas eram outros, meu recurso computacional era baixo. 

Para encurtar, comigo haviam HDs externos e Raspberry pi. Concorda que montar um "DVR/NVR" próprio é mais caro que comprar cartões de memória decentes? Enfim, para montar o laboratório precisei ignorar isso por um período de tempo. 

Comecei com shell script rodando solto no raspbian, mas logo otimizei migrando tudo para kubernetes, alias acabei montando um cluster. Algum tempo depois tive problemas com o HD que eu usava para armazenar as imagens e migrei para o AWS S3. Logo vieram mais problemas, preço do dolar me obrigou migrar do S3 para o Google Drive onde o pagamento é em real.

Quando comecei usar cloud storage parei de gerar arquivos muitos grandes, entendi que pedaços de 5 minutos eram o tamanho ideal para eu gravar localmente e na sequencia fazer upload para nuvem. Ficou interessado? 

Se você tem uma câmera mibo iC3, iC5 ou iM5 e um cluster kubernetes, acessa o projeto no github. Complexidade de ver isso tudo funcionando é você configurar algumas variáveis de ambiente em um arquivo yaml e rodar um "kubectl apply -f".

Postagens mais visitadas deste blog

MySQL Cluster

Python + Fluentd