Cartão de Visita com Inkscape

Um dos motivos pelo qual eu ainda utilizava Windows, era para fazer Cartões de Visita. Não tenho nada contra o sistema operacional, apenas prefiro Ubuntu. Então após alguns dias pesquisando e quebrando cabeça em cima disso, finalmente consegui fazer um gabarito e por incrível que pareça tudo é extremamente simples, era apenas costume com Windows que dificultava o processo.

No linux para conseguir confecionar os cartões utilizei um software chamado Inkscape. Verifique na sua maquina se você possui, caso não esteja instalado, utilize o comando para instalar:

sudo aptitude install inkscape


Obs: O Software também é facilmente encontrado através do "Ubuntu Software Center".


 

 

A partir daqui, vou assumir que você já encontrou o software e está com ele aberto. Pois bem, o primeiro passo é clicar no menu: "File > Document Properties..." para ajustarmos algumas configurações necessarias para que tudo funcione perfeitamente. Veja a imagem, ela vai auxiliar a encontrar o menu corretamente.

 

Segundo passo é ajustar o tamanho da folha, geralmente estas medidas são dadas pelo fabricante em milimetros, então ajuste e confira se a folha está de acordo com o desejado.

Neste exemplo vou utilizar referencias de um modelo da Pimaco, modelo "pimaco expression 7088". Apos selecionar o papel tipo US Letter(carta) conforme a imagem.

Feito os ajustes na guia "Pages" vamos para a guia "Grids" nela vamos ajustar as principais detalhes para tudo funcionar.


Antes de começar é necessário criar um novo Rectangular Grid, feito isso repare que vão aparecer 4(quatro) campos, Origin X, Origin Y, Spacing X e por fim Spacing Y que são fundamentais neste processo.

Origin X: Pimaco informa que a margem da folha é de 19,5 mm

Orgin Y: A margem superior e inferior são de 12,7 mm

Spacing X: É a largura do cartão, no caso do Pimaco o cartão possui 88,9 mm

Spacing Y: Altura do cartão, novamente este valor é informado pelo fabricante. Altura do modelo que estou utilizando no tutorial é de: 50,8 mm


Se tudo estiver sido configurado corretamente o resultado final deve ser igual a imagem.

Lembrando que estas linhas azuis não serão impressas, elas servem apenas para informar os limites configurados anteriormente para o cartão.

Espero ter ajudado, conforme dito no inicio do tutorial o processo é bastante simples o que atrapalha é o costume de usar Microsoft Publish ou Microsoft Word para fazer os cartões.
Daqui em diante é so fazer e mandar imprimir ou entregar o arquivo para uma gráfica imprimir.

Postagens mais visitadas deste blog

Lab com video, RTSP e Kubernetes

MySQL Cluster

Auditoria de compartilhamento Samba