Monitorix

Monitorix é mais uma opção de monitoração para linux. Talvez não seja a mais completa. Interface simples e muito objetiva, não tive dificuldades em entender os gráficos e as informações monitoradas.

Instalar, pelo menos no Ubuntu, não foi tarefa complicada. Muito pelo contrario, instalação sem mistérios ou pegadinhas. Personalizei alguns itens, como por ex: default é monitorar a interface eth0, aqui no meu desktop utilizo a wlan0. Esses e outros ajustes não precisei recorrer a manual ou qualquer coisa para achar e ajustar.

Ainda sobre a instalação, entendo que estou online e utilizei o repositório do 'Monitorix Project', mesmo assim no site do projeto tem muita informação e inclusive a listagem de dependências caso a instalação seja offline. Percebi que é possível instalar em CentOS, Debian e muitas outras distribuições.

Instalação:



vim /etc/apt/sources.list Adicione o repositorio para ubuntu do monitorix ao final do arquivo source.list.

deb http://apt.izzysoft.de/ubuntu generic universe
Feito isso, vamos até o terminal para adicionar a chave necessária para utilização do repositório e também atualizar os repositórios locais, para então instalar o monitorix e suas dependências.
sudo wget http://apt.izzysoft.de/izzysoft.asc
sudo apt-key add izzysoft.asc Mais informações: http://apt.izzysoft.de/ubuntu/dists/generic/

sudo apt-get update
sudo apt-get install rrdtool perl libwww-perl libmailtools-perl libmime-lite-perl librrds-perl libdbi-perl libxml-simple-perl libhttp-server-simple-perl libconfig-general-perl
sudo apt-get install monitorix
Após a instalação concluida, vamos iniciar o serviço e utilizar.

service monitorix start
Serviço rodando, abra o navegador e digite: http://localhost:8080/monitorix. O resultado deve ser exatamente a tela abaixo. Que na minha opinião é autoexplicativa, nela é possível selecionar o dispositivo ou serviço e o período.



Quando instalei o serviço pela primeira vez percebi que a interface padrão a ser monitorada é a eth0, percebi também que ele monitora apenas alguns discos. Estes e quaisquer outros ajustes devem ser feito no arquivo: /etc/monitorix.conf


Outro detalhe que precisei ajustar foi na visualização remota dos graficos. Para isso recorri ao FAQ do Monitorix, link: http://www.monitorix.org/faq.html#Q303 que informa que devemos editar o arquivo /etc/apache2/conf.d/monitorix.conf (no caso do CentOS este arquivo está em outro diretorio, leia o FAQ) e alterar o parametro allow from 127.0.0.1 para allow from all.

A imagem abaixo mostra algumas informações do meu desktop e principalmente aquele ajuste da interface de rede.


Postagens mais visitadas deste blog

MySQL Cluster

Python + Fluentd

Lab com video, RTSP e Kubernetes