Whowatch


Sabe aquele  momento em que você pensa: "Vou fazer um post lá no blog sobre isso porque é interessante...?". Pois bem, essa semana me perguntei se havia alguma coisa que me indicasse usuario logados no sistema, meu acesso era via ssh, mas como dia foi corrido contornei de outra forma.

Quando encontrei aquele tempo, curto por sinal, para voltar a trabalhar em pendencias do blog. Percebi que haviam muitos tópicos em rascunho e alguns até mesmo sem nada escrito, peguei o mais antigo deles e adivinha...

Whowatch é uma aplicação que facilita bastante saber quais são os usuários que estão logados, os processos que eles estão executando e também quanto de recurso eles estão consumindo do sistema operacional.


Na imagem acima é possível perceber que existe duas sessões abertas com usuário root, uma delas é a interface gráfica, repare no indicativo tty7. Gdm é o responsável pelo login quando utilizamos interface gráfica gnome.

Nesta mesma tela é possível pressionar a tecla [i] e ela informa quanto tempo a sessão está aberta no sistema operacional. A tecla [s] informa o uso de memoria e cpu.


Quando selecionamos a sessão que vamos analisar, é possível logo no inicio saber quais processos estão ativos nela. reparem na imagem que o chromium está aberto no sistema operacional e certamente aparece na lista do whowatch. A imagem não mostra isso, mas ao pressionar a tecla [c] é possivel saber o path de cada processo.

Em resumo whowatch é uma ótima ferramenta para debug. O que motivou minha busca por algo assim, foi ter tido problemas com varias sessões abertas no mesmo servidor, algumas vezes rodando a mesma aplicação.

Postagens mais visitadas deste blog

Auditoria de compartilhamento Samba

Análise de Vulnerabilidades com o OpenVas em 12 passos

Cartão de Visita com Inkscape