Siege HTTP Benchmark

Recentemente pesquisando sobre balanceamento de carga e também como melhorar performance do nginx, esbarrei com uma ferramenta simples e ao mesmo tempo muito útil. Para exemplificar melhor a situação vamos considerar uma instancia com 1GB de RAM, 2 CPUs e um Debian8, calma, não se prenda muito nesses valores.


Primeiro passo foi entender o que poderia fazer a diferença no nginx.conf. Encontrei duas opções logo no inicio que chamaram muito atenção: worker_processes e worker_connections. Na documentação oficial do nginx existe uma recomendação de preencher o worker_processes com total de CPUs e no worker_connections o valor obtido através do resultado do comando: ulimit -n.


Obs: Total de cpu pode ser obtido através do comando:

cat /proc/cpuinfo |grep -i processor |wc -l

Próximo passo foi encontrar uma ferramenta que fosse capaz de realizar um teste de performance, algo semelhante ao que o AB faz com o Apache. Afinal de contas, será que os valores indicados estão sendo levados em consideração? Foi nesse momento que encontrei o Siege, uma excelente opção capaz de realizar esse teste.


Instalação é muito fácil, está disponível no repositório brew(osx) e também no repositório do Ubuntu. Hmm, putz! estamos usando Debian não é mesmo? Falei para não se prender naqueles valores, hehehe. Pois bem, adicione um repositório ai:
vim /etc/apt/sources.list
deb http://ftp.de.debian.org/debian sid main


Existem muitas opções disponíveis para que possamos estressar nosso webserver através do Siege. Recomendo muito a leitura da documentação. Devido a limitação do meu ambiente virtual, montei esse post considerando apenas duas: -t(tempo de execução) e -c(numero de conexões). Sintaxe ficou assim:

siege -t10s -c800 https://IP_DO_SEU_WEB_SERVER

Ao termino da execução do siege, vamos ter acesso a um relatório semelhante ao da imagem abaixo, onde é possível observar o tempo médio de execução, total de dados transferidos, tempo médio de resposta por usuário...








O post chega ao fim não porque esgotamos todas as possibilidades, longe disso, o nginx possibilita uma gamma muito maior de opções a serem alteradas quando o assunto é performance. Foco foi apenas em apresentar uma boa ferramenta para estressar seu webserver dentro da limitação do meu ambiente de testes.

Postagens mais visitadas deste blog

MySQL Cluster

Python + Fluentd

Lab com video, RTSP e Kubernetes